quarta-feira, 29 de abril de 2015

Francisco:
Família obra-prima da sociedade

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa encontrou-se na manhã desta quarta-feira (29/04), na Praça São Pedro, com fiéis e peregrinos provenientes de todas as partes do mundo durante a habitual Audiência Geral. Francisco retomou o tema sobre a Família - 12ª catequese do Papa dedicada a esse tema - centralizando a sua atenção sobre o Matrimônio.
Após ter passado com o papamóvel por entre os fiéis na Praça São Pedro, de ter abençoado e, como sempre, beijado crianças que lhe foram trazidas, o Papa destacou que a presença de Jesus nas Bodas de Caná nos revela de modo novo a bondade e dignidade do matrimônio aos olhos de Deus. Trata-se de uma mensagem cuja vigência é mais atual do que nunca, precisamente nestes momentos em que em muitos países aumentam as separações e diminui o número de matrimônios.
A dificuldade de permanecer juntos – seja como casal, seja como família – leva a romper os laços com sempre maior frequência e rapidez, e precisamente os filhos são os primeiros a sofrer as consequências. Se você experimenta desde criança que o casamento é uma ligação ‘a tempo determinado’, inconscientemente você vai ser assim. De fato, muitos jovens são levados a desistir do projeto de um vínculo irrevogável e de uma família duradoura”.
Família obra-prima da sociedade
"O testemunho mais persuasivo da bênção
do matrimônio cristão é a vida boa dos esposos cristãos e da família"
Francisco então improvisou: “E isto nos faz recordar o livro do Gênesis, quando Deus termina a obra da criação e realiza sua obra-prima; a obra-prima é o homem e a mulher. E aqui Jesus começa os seus milagres com esta obra-prima, em um casamento, em uma festa de núpcias: um homem e uma mulher. Assim, Jesus nos ensina que a obra-prima da sociedade é a família: o homem e a mulher que se amam! Esta é a obra-prima".
Creio que nós – continuou Francisco - precisamos pensar muito seriamente sobre por que muitos jovens "não querem" se casar, apesar de quase todos desejarem uma segurança afetiva estável e um matrimônio sólido.
As dificuldades não são apenas de carácter econômico, apesar de serem verdadeiramente sérias. Muitos afirmam que a mudança ocorrida nestes últimos decênios teve início com a emancipação da mulher. Isso não é um argumento válido, é uma forma de machismo, afirmou o Pontífice.
Solidez
Na realidade, quase todos os homens e mulheres sonham com uma segurança afetiva estável, um matrimônio sólido e uma família feliz. A família aparece encima das preferências dos jovens, mas, com medo de falir, muitos a descartam; e este medo de falir é talvez o maior obstáculo para aceitar a palavra de Cristo, que promete a sua graça à união conjugal e à família”.
O Papa recordou que em Caná, Jesus não só participou nas Bodas, mas salvou a festa com o milagre do vinho e reafirmou:
Os cristãos quando se casam ‘no Senhor’, são transformados num sinal eficaz e duradouro do amor de Deus: o matrimônio é uma festa que se renova nas sucessivas estações da vida dos esposos. O testemunho mais persuasivo da bênção do matrimônio cristão é a vida boa dos esposos cristãos e da família. Não há modo melhor para manifestar a beleza deste sacramento”.
Em seguida o Papa Francisco concedeu a todos a sua Benção Apostólica. (SP)
...........................................................................................................................
                                                                     Fonte: radiovaticana.va        news.va

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pastoral Familiar do Regional Leste 2 realiza

Encontro de Formação de Agentes em Perdões (MG)

A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizou nos dias 24, 25 e 26 de abril, na cidade de Perdões (MG), Diocese de Oliveira, mais um Encontro Regional de Formação da Pastoral Familiar.
O casal coordenador, Humberto e Valéria, acolhem os encontristas
Direcionado a coordenadores(as) e agentes da Pastoral Familiar e dos Núcleos de Formação e Espiritualidade (NFE) das (arqui)dioceses do Leste 2, o evento, que teve a participação de mais de 150 agentes, sete sacerdotes, um diácono e um bispo, representantes de 22 dioceses, teve como principal objetivo animar a convivência e a comunicação das  comissões (arqui)diocesanas de Pastoral Familiar do Regional,  através de momentos de reflexão sobre o significado e a dimensão do trabalho de evangelização das famílias em cada paróquia, em vista da vida plena em missão e de uma comunicação missionária. 
1º dia - Acolhida e Eucaristia
Celebração Eucarística abre o Encontro de Formação
Na sexta-feira (24), após a acolhida feita pelo casal coordenador do Regional, Humberto Guimarães Fernandes e Valéria Coelho Fernandes (Diocese de Itabira/Fabriciano), foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Pe. Robson Rosa Cardoso (Diocese de Oliveira) e concelebrada pelos padres Moacir Silva Arantes (Assessor do Regional), Aleandro Santos Vieira (Diocese de Almenara), João Luiz Moreira (Diocese de Divinópolis), Laureandro da Silva (Diocese de Juiz de Fora), Antão Roberto de Melo (Diocese de São João Del Rey), Marcelo Adriano Ribeiro (Diocese de Bom Despacho) e assistida pelo Diác. Sérgio Ricardo Secchim Ribeiro (Diocese de Cachoeiro do Itapemirim). No final, Pe. Moacir falou sobre a importância dos trabalhos do Regional e das coordenações (arqui)diocesanas.
2º dia - Momento mariano, Estudo, Subsídio, Eucaristia e Arte
No sábado (25), as atividades foram abertas com o Momento Mariano. Após o café, foi feita a exposição do Estudo107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Responsável: Carlos Roberto de Sousa, leigo da Diocese de Divinópolis. Seguiu-se estudo em grupo.
Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro - Bispo de Oliveira (MG)
Após o almoço, realizou-se o plenário, com a apresentação das conclusões do estudo sobre o tema central do encontro. Em seguida os participantes receberam a visita do bispo de Oliveira, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, que refletiu com os encontristas sobre a beleza e importância da família e discorreu brevemente sobre os desafios da Pastoral Familiar em sua missão. Em seguida, o bispo participou com oas agentes de um saboroso café. Seguiu-se o Lançamento do subsídio “Sugestões para dinamização do setor Pré-Matrimonial do Regional Leste 2” (Ênio e Aparecida), seguido da apresentação de informações sobre o Sínodo das Famílias (Maria do Rosário).
À tardinha, foi celebrada missa, presidida pelo Pe. Laureandro e concelebrada pelos demais sacerdotes, com assistência do Diác. Sérgio Ricardo. Fez a homilia o Pe. Aleandro.
Orquestra de Flauta e Madeira "Sopro dos Anjos"
Após o jantar, um belo presente aos encontristas, apresentação da Orquestra de Flauta e Madeira “Sopro dos Anjos” da cidade de Perdões. Formada por adolescentes, sob a regência do maestro Isaías José Lopes, a Orquestra deu um show de harmonia e beleza na apresentação de diversas músicas. Solicitado pelo Pe. Antão, o maestro falou dos projetos em expansão para a formação integral dos jovens músicos, que foram muito aplaudidos pela platéia. Visitou neste momento os participantes o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões o Pe. Adenir José dos Santos, que fez uma saudação aos presentes, expressando sua alegria em acolher na Paróquia a Formação do Leste 2.
3º dia - Eucaristia, Subsídio, Sínodo e Encerramento
Alegria dos participantes no colorido dos balões
O domingo (26), iniciou-se com a missa, presidida pelo Pe. Antão. Seguiu-se um momento de reflexão sobre a Importância do Núcleo Formação e Espiritualidade INAPAF (Ênio Aparecida) e Trabalho em grupo - momento para partilha e levantamento de dados - (LourimarAbelinoDilma e Ceci Sendas). Após uma dinâmica de Socialização, foram dados avisos, realizados agradecimentos e, com a Oração Final, seguida de almoço, o Encontro foi encerrado.
Representaram a Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre os casais Luiz Carlos Camporezi e Maria Rita Tostes Camporezi (Coordenadores da Comissão Arquidiocesana) e Luiz Gonzaga da Rosa e Maria Stela Barros Palma da Rosa (Coordenadores do Núcleo de Formação e Espiritualidade (em organização).
Registramos nossa gratidão às equipes de trabalho, que, com espírito fraterno e grande carinho, nos acolheram no belo “Centro Pastoral São José”, do qual devem se orgulhar os paroquianos do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Que Deus os recompense pelo serviço cristão prestado a todos os participantes!
.................................................................................................................................................................
Texto e fotos: Luiz Gonzaga da Rosa - Paraisópolis (MG) - Arquidiocese de Pouso Alegre


Momentos
































































































..................................................................................................................................................