domingo, 30 de março de 2014

Igreja e Família

Mensagem do Papa para a jornada sobre a "Família e a criação"

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre enviou uma Mensagem, através do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, a Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, e aos participantes da jornada de estudo, sobre o tema “Família, proteja a criação”, que se realiza neste sábado, em Roma.
Em sua Mensagem, o Papa Francisco envia, antes de tudo, sua Paterna saudação aos organizadores, conferencistas e a todos os participantes. Depois faz votos para que se intensifique, entre os cristãos e não cristãos, a consciência da responsabilidade comum por toda a família humana e pelo mundo, casa comum confiada aos cuidados de todos.
O Pontífice expressa sua convicção de que a família, protetora privilegiada do dom da vida, é também lugar fundamental de educação ao respeito do grande dom da criação.
Por fim, o Bispo de Roma renova e assegura a sua proximidade e as suas orações a todos, concedendo de coração a sua Bênção Apostólica, como penhor de abundantes graças celestes. (MT)


Juristas lusofonos debatem no Vaticano temas da Familia

Cidade do Vaticano (RV) - Os juristas católicos lusófonos vão debater, no dia 1º de abril, o tema “Família, Sociedade e Fraternidade: o percorrer de novos caminhos”. O II encontro de juristas de língua portuguesa é promovido pelo Pontifício Conselho para a Família e será realizado no Palácio de São Calisto, com a presença de Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Conselho.
O congresso terá a participação de juristas do Brasil, de Angola, Guiné-Bissau e Portugal e os trabalhos serão articulados em três painéis com os seguintes temas: “A Ética na Família e a Ética da Família”; “A importância da Família na Construção da Dignidade Humana e da Cidadania”; e “A Família e os Desafios da Contemporaneidade”.
Promovido em conjunto com a Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa, o encontro conta com a colaboração de instituições associadas, como a Faculdade de Direito de Lisboa, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; o Observatório da Sociedade e Família; o Instituto de Advogados de São Paulo e a Confederação Nacional das Associações de Famílias.
No dia 2 de abril, os participantes do Encontro saudarão o Papa na audiência geral, na Praça São Pedro
                                                                                                               Fonte: radiovaticana.va    
..............................................................................................................................................................................................

sábado, 29 de março de 2014

Muito proveitosa a

Reunião da CAPF em Itajubá

Com a finalidade de sugerir diretrizes para a dinamização da Catequese Matrimonial e dos Cursos de Noivos nas paróquias, membros da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar (CAPF) reuniram-se na manhã deste sábado no Centro Pastoral da Paróquia São Benedito (Itajubá-MG).
O encontro contou com a presença de mais de vinte participantes: Padre Lucimar Pereira Goulart (Assessor - Ouro Fino-MG); Luiz Carlos Camporezi Maria Rita Tostes Camporezi (casal coordenador - Pouso Alegre); Eurípedes de Rezende e Regina Célia dos Santos Rezende; Fernando Ribeiro de Paula e Valéria Pereira Pedrezzine de Paula; Carlos Roberto Batista e Maria José Braga Batista; (Setor Mantiqueira); Andresa Fermiano Lucas; Roger Alexandre Emygdio Azevedo e Elenilda de Fátima da Rosa Azevedo; Luiz Gonzaga da Rosa e Maria Stela Barros Palma da Rosa (Setor Paraíso); Cláudio Ramos (Setor Mogi); Paulo Bochi Ribeiro (Setor Sapucaí); Cirineu Venâncio Ribeiro; José Luiz de Souza Machado (Setor Mandu). Também o Cônego Sebastião Camilo de Almeida, pároco da Paróquia São Benedito, participou durante certo tempo da reunião e apresentou algumas considerações sobre o tema em estudo.
A acolhida foi feita por Fernando e a oração inicial conduzida por sua esposa Valéria. Seguiu-se a apresentação dos participantes e a leitura da ata pelo secretário Eurípedes (Lippy). Padre Lucimar iniciou sua fala dizendo da necessidade de se estabelecerem metas concretas para a ação em favor da Família. Para isso, considerou que seria muito interessante a integração nas paróquias dos responsáveis pelos encontros de noivos com os agentes da Pastoral Familiar.
Após diversas considerações dos participantes, o casal Luiz e Rita propuseram que se selecionassem, para o encontro do dia 25 de maio próximo, temas essenciais para a preparação de noivos. Luiz e Maria Stela sugeriram quatro temas, que foram aceitos: - Relacionamento Conjugal; - Sexualidade; - Geração e Educação de filhos; - Sacramento do MatrimônioEsses temas serão trabalhados no referido encontro por alguns sacerdotes convidados tendo em vista à formação de casais agentes. Cada paróquia deverá enviar um casal e serão disponibilizadas mais quatro vagas por setor pastoral.
Na parte final da reunião os casais convidados, José Benedito Santiago Higino e Regina Piedade Moreira Higino (Paróquia São Benedito - Itajubá) e Wilson Sebastião Silva e Vilma Aparecida da Silva (Paróquia Sagrada Família - Itajubá) uniram-se aos participantes.
Fernando, a partir do pensamento do Papa Francisco na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, apresentou algumas idéias de como trabalhar o Setor Pós-Matrimonial.
A reunião foi encerrada com um momento de oração conduzido pelo Padre Lucimar, que deu a bênção aos presentes. Seguiu-se um saboroso almoço.
............................................................................................................................................................................................................................................
Momentos do Encontro






























............................................................................................................................................................................................................................................

sábado, 22 de março de 2014

CAPF prepara

Diretrizes para Encontro de Noivos e Catequese Matrimonial

No próximo sábado (29), os membros da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar estarão reunidos no Centro Pastoral da Paróquia São Benedito em Itajubá. A principal finalidade do encontro será o estudo de Diretrizes para a realização de Encontro de Noivos e da Catequese Matrimonial nas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Para o êxito da reunião, que terá seu início às 8h 30 e término às 12h com almoço, aguarda-se a presença de todos os casais que compõem a CAPF. A taxa para despesas de café e almoço é de R$ 15,00 por pessoa. A confirmação de presença deve ser feita o mais breve possível pelo e-mail  lippyrezende@hotmail.com 
............................................................................................................................................................................................................................................

sábado, 8 de março de 2014

Leia a Nota da CNBB pelo

Dia Internacional da Mulher 

1. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, saúda todas as mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Agradecemos as mulheres que por sua vocação e missão lutam pela superação de todo tipo de violência e possibilitam a construção de uma cultura de paz no ambiente familiar e social.
2. Reconhecemos a enriquecedora atuação das mulheres na sociedade e, especialmente, na vida e missão da Igreja. Partilham responsabilidades pastorais com um estilo e dinâmicas próprias, expressas na solicitude e no cuidado para com as pessoas nos diferentes serviços e ministérios. Contudo, sabemos que ainda é necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja e em outros lugares onde se tomam decisões importantes (Cf. EG 103).
3. No ano em que a CNBB propõe como tema da Campanha da Fraternidade o Tráfico Humano, merece a nossa atenção o fato de muitas mulheres serem vítimas deste crime, especialmente no que tange a exploração sexual. A invisibilidade desta prática abominável se acentua pelo fato das vítimas serem de famílias pobres, o que reforça a constatação da vulnerabilidade social da mulher no Brasil. Diante desta realidade, a Igreja é chamada a ter uma atitude de escuta e acolhida, à semelhança da atitude de Jesus diante dos apelos da mulher cananeia (Cf. Mt 15,28).
4. Preocupa-nos o ambiente ainda adverso para as mulheres na sociedade. É alarmante o número de mulheres mortas de forma violenta, alcançando neste momento histórico o mais alto índice. São vítimas de agressões, principalmente por causa de conflitos de gênero.
5. Não podemos esquecer o crescente número de mulheres que são arrimo de família. Quase 40% dos lares brasileiros têm a mulher como referência. Elas, na maioria das vezes, foram abandonadas pelos maridos ficando com filhos e familiares doentes ou idosos com a responsabilidade de cuidá-los, recebendo, um salário inferior ao dos homens e vivendo em condições insalubres.
6. Desejamos que, no cuidado da vida e no exercício da caridade e da cidadania, as mulheres continuem sendo testemunho de perseverança pelos caminhos que conduzem à dignidade, à liberdade, à justiça e à paz.
7. Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa, modelo de mulher, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja às mulheres de nosso país.
Brasília, 08 de março de 2014

Raymundo Damasceno Assis - Cardeal Arcebispo de Aparecida – SP - Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva - Arcebispo de São Luís – MA - Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner - Bispo-Auxiliar de Brasília – DF - Secretário-Geral da CNBB
                                                                                                                                 Fonte: cnbb.org.br
...................................................................................................................................................................

sexta-feira, 7 de março de 2014

A caminho do Sínodo sobre a Família

A família continua dando o que falar. Há quem mostra seus problemas para, talvez, passar a ideia de que ela é uma instituição falida, que seria melhor abandonar; há quem faz novela sobre a família para passar a ideia de que tudo mudou e que há muitos modelos de família, todos com igual direito ao reconhecimento da sociedade; nestes tempos de exacerbação da individualidade e da subjetividade, também a realidade família dependeria da criatividade de cada um e já não existiria mais um referencial comum de família, válido para todos...
Sagrada Família - Matriz de São José
Paraisópolis (MG)
Não há dúvida de que a família enfrenta hoje uma crise cultural profunda, como bem observa o papa Francisco na Evangelii Gaudium (nº 66), que não deixa intactas nem mesmo a identidade e a missão fundamental da família. E esse estado de ânimo tomou conta de setores da própria Igreja e de cristãos, que já não sentem mais segurança sobre o que afirmar a respeito da família e sua missão, apesar dos ensinamentos claros do Magistério da Igreja.
Mas a mesma Igreja não se desencoraja diante das dificuldades e crises enfrentadas pela família e continua a interrogar-se sobre qual é o desígnio divino sobre a família e sobre como ajudá-la a conhecer melhor a vontade de Deus e a corresponder com a vocação da família. Afinal, na sua fé, baseada na Palavra de Deus, a Igreja tem a convicção de que a família não é produto apenas de projetos humanos, mas faz parte de um plano amoroso de Deus em relação ao homem e ao mundo.
Foi com este objetivo que o papa Francisco anunciou a realização a assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos de outubro de 2014, para tratar das situações atuais da família que interpelam a Igreja e desafiam a evangelização. Para preparar esse Sínodo extraordinário, já foi feita uma consulta ampla, através das Conferências Episcopais de todo o mundo, para ter uma visão sobre a situação da família nos mais diversos cantos do mundo e sobre as questões mais desafiadoras para a missão da Igreja.
A Secretaria geral do Sínodo dos Bispos recebeu uma imensidade de respostas e está trabalhando na preparação do instrumento de trabalho para o Sínodo de outubro. O levantamento procurou ser muito realista, não se furtando nem mesmo às questões mais espinhosas vividas pelas famílias.
Com o mesmo objetivo, o papa Francisco já quis ouvir os membros do Colégio Cardinalício, reunidos com ele nos dias 20 e 21 de fevereiro passado. Cerca de 150 cardeais refletiram sobre o “Evangelho da família”: o que Deus quis da família “desde o princípio”, ao criar o homem e a mulher um para o outro? Como o pecado atingiu a realidade e a vida da família? Como o plano de redenção, que Deus realizou em Jesus Cristo em favor da humanidade, envolve também a família? Qual é o lugar da família no conjunto da vida e da missão da Igreja?
Foram dois dias fecundos, de reflexões e testemunhos muito enriquecedores sobre as realidades familiares nos diversos continentes e países; deu para perceber que a problemática da família não é a mesma em toda parte e que os problemas são mais acentuados nos países ditos “ocidentais”, onde a crise cultural é mais profunda. Não se deixou de refletir sobre as situações, sempre mais frequentes, dos casais que vivem uma segunda ou terceira união, depois de desfeito o casamento. Há sincero desejo da Igreja de ajudar esses casais a viverem na Igreja e a perseverarem na fé, mesmo quando não lhes é possível receberem a santa comunhão. As questões a enfrentar, porém, são complexas e não se devem esperar respostas simplistas.
O papa Francisco convidou a Igreja a viver o “caminho sinodal” dos próximos dois anos com interesse, confiança e muita oração, para discernir com serenidade o que Deus está pedindo à sua Igreja neste momento de sua história.
                                       Cardeal Odilo Pedro Scherer - Arcebispo de São Paulo (SP)
                                                                                                           Fonte: cnbb.org.br
.......................................................................................................................................

domingo, 2 de março de 2014

“Hora da Família”

propõe reflexão sobre a espiritualidade

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB apresenta a edição 2014 do subsídio “Hora da Família”, que já está disponível para aquisição. Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Aniversário de Casamento, Família Cidadã e Eleições, e ainda uma celebração especial para a Copa do Mundo 2014.
O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano, será de 10 a 16 de agosto. É possível encontrar no livreto roteiros de orações, cantos, o calendário da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, contatos dos casais responsáveis pela pastoral nos regionais, instruções sobre associação de famílias e a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB.
O tema central deste ano é “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo” que propõe a prática espiritual do casal e em família. Para o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, o tema proposto quer ajudar as famílias a viverem a espiritualidade. De acordo com o bispo, “são gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus”.
Encontros
São sugeridos para os sete encontros temas como comunhão e fidelidade, a religiosidade e piedade, eucaristia dominical, família de Nazaré, desafios da espiritualidade e a família como lugar da espiritualidade cristã. O subsídio destaca ainda a realização da 3º Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família convocada pelo papa Francisco, que ocorrerá de 9 a 15 de outubro, no Vaticano.
O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, comenta a importância do tema deste ano. “A prática da espiritualidade cristã é uma graça, um recurso precioso, que colabora para que a família torne-se cada vez mais um lugar cujo amor fecunda o seu reino e onde se vivem as maiores exigências da fé fiel, da esperança gratuita e do amor doação e acolhimento”, explica.
Como adquirir
O subsídio “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar - SECREN, e está disponível em algumas livrarias católicas. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (61) 3443-2900, ou pelo e-mail vendas@cnpf.org e site: www.cnpf.org.br
                                                                                                          Fonte: cnbb.org.br
.......................................................................................................................................